sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Açai: pura energia!


Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos. No Brasil, consome-se o palmito de açaizeiro ou mesmo o fruto, que é utilizado na forma de sucos, vinhos, sorvetes, cremes ou mesmo na forma in natura. O açaizeiro pode ser utilizado não só na alimentação, mas também na produção de celulose, fabricação de ração animal, medicina caseira e corante natural. Açaí, em tupi, provém de a-çaí, o fruto ácido ou então de iá-çaí, o fruto que chora.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas o suco grosso, na forma de creme, acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.
O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. A polpa de açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), vitaminas A, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, magnésio, potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídeos, fornecendo ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% poliinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em carboidratos. Além disso, é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.

Informações Nutricionais por 100g de Polpa de Açaí

Calorias: 490 kcal
Proteínas: 13g
Lipídeos: 48g
Carboidratos: 1,5g
Fibra: 34g
Cálcio: 286mg
Ferro: 1,5mg
Potássio: 932mg
Fósforo: 124mg
Magnésio: 174mg
Vitamina E: 45mg

1 comentários:

Thiago Gil disse...

E haja açai pra nois este fds hein amor....te amuuuuuuu