sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O papel do nutricionista na sociedade



O que é ser um nutricionista?
Nutrição é o estudo da relação entre a ingestão de nutrientes através dos alimentos e a ação desses nutrientes no corpo humano, ou seja, o estudo dos processos envolvidos com a obtenção de nutrientes. O nutricionista é o profissional que estuda as maneiras mais corretas de nutrição para cada pessoa. Esse profissional trabalha com as Ciências da Nutrição e Alimentação, pesquisando, orientando e controlando a alimentação dos seus pacientes, seguindo dados de exames feitos por eles. Com base nesses dados, o profissional entende o organismo do paciente e identifica as substâncias em deficiências ou em excesso, assim ele pode elaborar uma dieta adequada a cada paciente, e realizar também o controle dos níveis dessas substâncias.

Quais as características necessárias para ser um nutricionista?
Para ser um nutricionista é necessário que o profissional domine conceitos de medicina e de psicologia, que fazem parte do curso.

Outras características interessantes são:

responsabilidade
metodologia
interesse pelas ciências biológicas
facilidade de lidar com as pessoas
paciência
capacidade de observação
capacidade de diagnosticar problemas
realismo
dinamismo
Praticidade

Qual a formação necessária para ser um nutricionista?
Para ser um nutricionista é necessário diploma de curso superior em Nutrição. O curso, que tem duração média de quatro a cinco anos, tem como matérias que compõem sua grade curricular: biologia, anatomia humana, antropologia social, psicologia aplicada à nutrição, química das biomoléculas, bioquímica, fisiologia e biofísica, composição dos alimentos, bromatologia, imunologia, técnica dietética, entre outras. O aluno também pode se formar em medicina, com a duração média de seis anos e optar pela residência em nutrição ou nutrologia, com duração de dois anos.


Principais atividades de um nutricionista :
atender o paciente
fazer as perguntas e pedir os exames necessários a cada caso
ao analisar o resultado dos exames, definir as principais deficiências ou excessos na alimentação
elaborar uma dieta minuciosa para o paciente
controlar a dieta e o resultado da mesma através de exames periódicos
no caso de esportistas e atletas, prepara uma dieta que reponha a energia gasta por eles, de acordo com o metabolismo de cada um .

O nutricionista pode trabalhar em muitos estabelecimentos diferentes:


clubes de esportes (Nutrição esportiva):

pode trabalhar em clubes, atendendo e examinando atletas, pedindo exames, elaborando uma dieta balanceada que reponha os nutrientes e substâncias necessárias ao corpo. No caso do atleta, que gasta muita energia durante um treino ou uma partida, a dieta é basicamente composta de carboidratos e vitaminas, além de outras particularidades.

empresas:
pode trabalhar em empresas, instituições ou organizações, cuidando da alimentação e do cardápio dos funcionários.


clínicas:
pode trabalhar em clínicas juntamente com outras especialidades, em clínicas de nutrição, em clínicas estéticas, acompanhando outros tipos de tratamentos, em clínicas de cirurgias plásticas e de redução de estômago, etc.


spas e academias:
pode trabalhar em spas ou academias, acompanhando o progresso dos pacientes e freqüentadores, pedindo exames e elaborando dietas adequadas a cada um.

Nutrição Clínica em hospitais e consultórios:
Na consulta, o nutricionista faz avaliação do peso, altura e da gordura corporal. Se achar necessário, o nutricionista pode, ainda, solicitar exames sanguíneos e prescrever suplementos, como vitaminas e minerais (resolução nº380/2005, CFN). Diante desses dados, o nutricionista faz a prescrição da dieta de acordo com a necessidade de cada indivíduo e atua também na reeducação nutricional.


No campo da Nutrição Social:
o profissional realiza diagnósticos que avaliam os hábitos de uma determinada comunidade, promove projetos de intervenção e avaliação de programas alimentares e participa na elaboração de políticas públicas de saúde na área de alimentação e nutrição. É nessa área que o nutricionista vai desenvolver trabalhos para o combate à fome, à desnutrição ou à obesidade, atuando principalmente nos Programas de Saúde da Família (PSFs), centros de saúde, creches, escolas .


UANS:
O nutricionista pode, ainda, trabalhar em restaurantes, lanchonetes, padarias, cozinhas hospitalares, indústrias de alimentos. Nesses locais, ele é responsável por administrar, gerenciar e fiscalizar a produção de refeições, elaborar lista de compras, controlar os custos, cuidar da higiene, além de outras atividades.


Marketing :
O outro campo de atuação para esse profissional é a área de Marketing, na qual ele pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações, além de organizar cozinhas experimentais.



Portanto,ser nutricionista é vitaminar planos, dar energia a sonhos, alimentar idéias.”
(Carin Weirich)

domingo, 11 de outubro de 2009

A importância do jantar. . .

Ao contrario do que muita gente pensa,cortar o jantar não emagrece. . .
O corpo precisa de nutrientes para manter suas funções vitais no período noturno. Não se alimentar à noite faz com que o gasto energético fique comprometido: o corpo se acostuma com a falta de nutrientes e passa a reservar gordura (ao invés de queimá-la), dificultando a perda de peso. Permanecer em jejum por muito tempo pode causar problemas futuros como gastrite e hipoglicemia. Pessoas que deixam de jantar acabam exagerando em refeições como café da manhã e almoço.
Exemplos de jantares:Opção 1:1 filé médio de peixe ou frango grelhado1 prato raso de salada mista,1 fruta
Opção 2:2 colheres de sopa de arroz integral1 concha de feijão ou lentilha (sem linguiça e bacon)1 fatia de carne assada (maminha)1 prato raso de alface e tomate
Opção 3:3 colheres de sopa de risoto de arroz integral com shiitake1 prato raso de salada de alface com palmito e damasco seco1 taça de gelatina diet
Opção 4:200 ml de leite de soja batido com 1 fruta e com 1 colher de sopa de aveia em flocos finos1 prato de salada mista

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Um Papão chamado Pão. . .



Venho-lhe falar dum papão chamado PÃO.


O pão é um alimento tão delicioso e saudável quanto assustador entre os homo-panis-privatus. Ou seja, é bom e faz bem mas os “dieto-preocupados” privam-se desta e doutras fontes de amido (hidratos de carbono) com garras e dentes. Afinal, podemos comer pão? Não podemos? O pão engorda? Quantas calorias tem? O pão integral engorda menos? O pão tem banha de urso? Esta era para ver se estava atento :). E qual o melhor pão?

Estas questões são o meu "Pão Nosso de Cada Dia". As respostas que se seguem são um misto de opinião da laila com a ciência da nutrição. Use o seu bom senso para chegar às suas conclusões.

Afinal podemos comer pão? Não podemos?
Podemos comer pão SIM! Parte da trilogia mediterrânica: pão, azeite e vinho, um bom pão* é uma excelente fonte de hidratos de carbono (o nosso principal fornecedor de energia), e uma boa fonte de proteína (8-10% de proteína vegetal), fibra e vitaminas B. Infelizmente é também uma “excelente” fonte de sal!! É um alimento adequado para todas as idades e só não devem comer pão aquelas pessoas a quem o pão possa fazer (a agora “famosa”) barriga inchada, tenham graves intolerâncias alimentares aos cereais constituintes (normalmente o trigo), como na doença celíaca, e/ou aos fermentos (normalmente utilizados no fabrico de pão), e as pessoas que sabem que são hipertensas (muitas há que desconhecem a sua tensão arterial) devem comer apenas pão com baixo teor de sódio (pão do coração, pão são...).

O pão engorda? Quantas calorias tem? O pão integral engorda menos?
O pão não engorda.
Ou melhor, o pão por, obviamente, ter calorias poderá engordar tal como a restante comida com calorias semelhantes, se comer em demasia.
Ou seja, coma pão moderadamente e sem muita gordura adicionada. Assim não precisará de mudar o buraco do cinto e fará sorrir as suas papilas gustativas enquanto se alimenta bem.
O pão tem cerca de 250-280 calorias por 100 gramas.
Uma fatia generosa terá cerca de 40 g e 110 calorias; uma bolinha poderá ter 50-60 g.
O pão integral é preferível ao branco mas as calorias são semelhantes, por isso não é “por aí” que poderá engordar menos.
Ninguém deve comer menos que 1200 kcal por dia, e preferencialmente não menos que 1800 kcal, por isso faça as contas e sorria.


Qual o melhor pão?
*O melhor pão é o pão caseiro, artesanal, rústico, denso e relativamente elástico ao trincar – seja com que cereais for: trigo, centeio, milho, mistura, etc. Quer-se uma moagem grosseira e o mínimo de ingredientes possível: bastam três – a farinha, a água, a levedura/fermento e opcionalmente o sal, as sementes, etc... O melhor pão é o mais simples!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Chocolate



Do ponto de vista nutricional, o chocolate pode ser considerado nutritivo desde que consumido com moderação. É fonte de proteínas, carboidratos, gorduras, cálcio, ferro, fósforo e potássio. O problema está na grande quantidade de calorias derivadas da gordura e açúcar. Para se ter idéia, comer 100 gramas de chocolate ao leite é a mesma coisa que comer um Hambúrguer com batatas fritas pequenas e um copo pequeno de coca-cola.O chocolate é considerado o alimento que causa mais impacto no estado de humor, e talvez esse seja um dos motivos que o leve a ser o mais aceito em todo o mundo.Coma devagar e não devore uma barra grande inteira em um só dia, pois o estômago não consegue digerir todo o açúcar presente no chocolate, e com isso o manda para o intestino, onde as bactérias vão agir. Como a fermentação desencadeada por elas gera compostos estranhos, o corpo manda água ao local para dissolvê-los. Tudo isso pode levar a pessoa a ter diarréia;- além de ser muito rico em gorduras e açúcares simples, também possui cafeína, substância presente no café e chá preto, e que quando ingerida em grande quantidades causa irritabilidade e aceleração no metabolismo

Chocolate ao leite
Prefira o chocolate ao leite em vez do branco, pois possui menos gordura hidrogenada e maior quantidade de cacau na composição, portanto, é menos calórico.
Tanto o chocolate ao leite, quanto os outros tipos, também são menos calóricos em sua forma pura. Nozes, cremes, e outros componentes, por exemplo, acrescentam gorduras ao alimento.

Chocolate Amargo
Na semente do cacau, existe uma substância antioxidante, chamada flavonóide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonóides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim).
Porém, os benefícios dependem da quantidade de flavonóides presente no chocolate, e quantidades realmente significativas da substância só são encontradas no chocolate amargo, com mais de 70% de cacau.
O ideal é seja consumida uma quantidade equivalente a mais ou menos dois quadrados, para receber os benefícios antioxidantes do chocolate amargo, pois em excesso ele se torna nocivo, como qualquer outro.

Chocolate Branco
O chocolate branco é constituído a partir apenas da manteiga de cacau, por isso, não tem nenhuma quantidade de antioxidantes. É o tipo que mais causa controvérsias: enquanto é o preferido de muitos, outras pessoas nem o consideram chocolate, porque ele não contém o licor de chocolate, uma fermentação não alcoólica do cacau que é a peça chave na composição dos outros chocolates.
É o menos indicado, por não apresentar propriedades benéficas em sua composição.

Chocolate Diet
Nos chocolates diet, o açúcar é substituído por adoçantes. É um tipo de alimento geralmente desenvolvido para diabéticos, mas acaba sendo adquirido também por quem quer diminuir a ingestão de calorias.
Porém, trocar açúcar por adoçantes modifica a textura do alimento, e para conseguir a textura habitual, os fabricantes acabam adicionando mais gordura, tornando o valor calórico do chocolate diet igual ou maior ao de um chocolate convencional. O ideal para quem quer emagrecer é prestar atenção nos valores nutricionais dos alimentos, escrito nos rótulos dos produtos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Suco desintoxicante

O abacaxi é diurético tem ação antiinflamatória e é digestivo, a casca do limão e o gengibre possuem ação antioxidante, todos esses ingredientes unidos favorecem a eliminação de toxinas do organismo gerando mais disposição,melhora da pele , do funcionamento do intestino e consequentemente levando a desintoxicação.

Ingredientes:
4 rodelas de abacaxi cortadas em cubos
1 colher de sopa de raspas de casca de limão
1/2 colher de sobremesa de gengibre fresco ralado
100 ml de água

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva .

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Porque devemos comer de 3 em 3 horas?



Muitas pessoas acreditam que quanto menos comerem melhor será para o emagrecimento, o que é um erro , pois devemos nos alimentar de forma adequada e horarios regulares para garantir um equilibrio saudavel no organismo , provovendo a perda de peso.

Quando ficamos muitas horas sem comer, o corpo entende que as reservas de energia estão se esgotando e entra em um modo econômico de energia, ou seja, desacelera o metabolismo. Além disso, ao contrário do que muita gente pensa e faz, grandes intervalos entre as refeições e dietas muito restritivas não emagrecem! No período de jejum, o alimento ingerido é rapidamente incorporado como gordura.

Se trabalhar na rua, pode parar 5 minutos em uma padaria para tomar um suco, vitamina de iogurte ou simplesmente comprar um iogurte ou barrinha de cereal. Pode ainda carregar na bolsa, no carro ou deixar no escritório,sucos e água de coco de caixinha, biscoitos integrais, frutas frescas resistentes ou secas ou desidratadas sem açúcar, mix de castanhas, mini cenouras (baby carrots), barras de proteína, bolachas salgadas em embalagens individuais, barrinha de sementes (linhaça com gergelim ou linhaça com quinua), etc.

Emagreça comendo. Sua saúde agradece!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Açai: pura energia!


Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos. No Brasil, consome-se o palmito de açaizeiro ou mesmo o fruto, que é utilizado na forma de sucos, vinhos, sorvetes, cremes ou mesmo na forma in natura. O açaizeiro pode ser utilizado não só na alimentação, mas também na produção de celulose, fabricação de ração animal, medicina caseira e corante natural. Açaí, em tupi, provém de a-çaí, o fruto ácido ou então de iá-çaí, o fruto que chora.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Mas o suco grosso, na forma de creme, acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras deliciosas de consumir este alimento.
O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia. A polpa de açaí é fonte de α-tocoferol (vitamina E), vitaminas A, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, magnésio, potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídeos, fornecendo ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinsaturados e 13% poliinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em carboidratos. Além disso, é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.

Informações Nutricionais por 100g de Polpa de Açaí

Calorias: 490 kcal
Proteínas: 13g
Lipídeos: 48g
Carboidratos: 1,5g
Fibra: 34g
Cálcio: 286mg
Ferro: 1,5mg
Potássio: 932mg
Fósforo: 124mg
Magnésio: 174mg
Vitamina E: 45mg

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

sanduiches divertidos!

Olha aí uma boa dica pra quem gosta de inovar nos cardápios de festas, principalmente as infantis. O fotógrafo Mark Northeast criou sanduíches com formas diferentes e alegres até mesmo para incentivar as crianças a comer melhor e mais saudavelmente já que usa frutas e legumes para enfeitar os "sandubinhas" que tem cara e corpo de bichinhos. Não é uma boa idéia? Veja abaixo as fotos e quem sabe você não se anima a copiar os sanduíches no próximo lanche infantil?



terça-feira, 21 de abril de 2009

Um Brinde ao novo blog!



Um Brinde ao novo blog! , criado exatamente no dia 31 de agosto dia do nutricionista , um cantinho para compartilhar alguns assuntos e dicas relacionados a area de nutrição , bem como juntar informações para orientações para quem pretende manter uma melhor qualidade de vida e para consulta para profissionais. . Sejam bem vindos!