quarta-feira, 28 de abril de 2010

Controle a vontade de comer doces


O combate deve ser diário e começar aos poucos, sem radicalismos - O inverno se aproxima e, com ele, o desejo por doces. Para não deixar que um plano de reeducação alimentar vá por água abaixo, a dica é afastar o pensamento negativo e não cogitar a possibilidade de abandonar a sua meta, seja ela equilibrar o ponteiro da balança ou seguir um cardápio mais saudável.Alguns estudos apontam que o chocolate e outros tipos de doces provocam sintomas semelhantes à dependência das drogas, como sensação de bem-estar seguida de sentimento de culpa. Por outro lado, tal associação ainda não pode ser encarada como conclusiva, já que a falta de doces não acarreta outros problemas notados no uso de drogas, como no caso de sua abstinência.“Deixando o pretexto da dependência física do açúcar de lado, invista em atitudes práticas para espantar a vontade. Se você tem o hábito de consumir doce diariamente, cortar a ingestão de vez não é uma boa idéia. Isso pode gerar uma sensação de privação excessiva, aumentando o risco de descontrole e levando à desistência do objetivo”, alerta a nutricionista.


Confira algumas dicas para driblar a vontade de comer doces:

1) Diminua a ingestão aos poucos: se você tem o hábito de ingerir açúcar todos os dias, passe a consumi-lo cinco vezes por semana. Reduza a rotina gradativamente, até atingir a meta de comer doce apenas uma vez a cada sete dias.


2) Faça um diário alimentar: registre os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, para identificar com que freqüência e o volume de doces que está consumindo.


3) Opte por alimentos menos calóricos e que apresentem nutrientes mais saudáveis. Substitua o chocolate do lanche da tarde por uma fruta ou por uma barrinha de cereais.


4) Faça substituições inteligentes: as frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces. Gelatinas, pudins ou flans light também podem matar a vontade das sobremesas.


5) Não faça nenhum tipo de barganha alimentar: não pule refeições ou diminua as porções para, mais tarde, saborear uma farta sobremesa. Essa atitude só faz a fome acumular, favorecendo o descontrole alimentar.


6) Evite a estocagem de tentações: se a vontade for irresistível, coma apenas uma porção do seu doce preferido. Não faça estoque na despensa para não aumentar a tentação.

6 comentários:

Thiago Gil disse...

Oi amore, adorei as dicas..duro é segurar um pouco e resistir aqueles doces maravilhosos...rsrs..vo tentar tá? prometo...rsrs e Parabens pela volta do blog..Amu!

Vick disse...

Oi Laila!!

Infelizmente o n.7 já havia sido escolhido para o sorteio..Aguardo novo número :)
Bjo

Livia disse...

Nossa mae, esse bolo de chocolate ta de matar!!
Oi Laila!
Nao sei se vc gosta de ler em ingles, mas estarei sorteando uma copia de Wicked Lovely da autora Melissa Marr na promocao de maio do meu blog.
Se vc tiver interesse passa la! =)
www.wishingabook.blogspot.com

Sonia LookChiqueSim disse...

Uyyy...que blog lindo mesmo!
Doce é comigo mesma! Só não sou gorda porque "Deus é pai não é padrasto" ! (Risos)
Não consigo ter esse controle e chego a sair pela porta a noite para catar um docinho.
Parabéns pelo blog!
Bjssss... milll

NEUSINHA BROTTO disse...

oola
adorei o blog
parabens
mundodaneusinhabrotto.blogspot.com
bjs

Renata disse...

Nossa eu amo doce
é minha paixão
te seguindo
da uma olhadinha no meu
http://wwwtudoquemulheresadoram.blogspot.com/search?updated-max=2011-07-06T07%3A58%3A00-07%3A00&max-results=1